29/04/2008

Vida! (?)



Caminho depressa… canto.
Projecto uma escada!
Corro … Quero!
Subo um degrau,
Tropeço. Apago… Páro!
Respiro,
Sorrio ; Recomeço !
(here i go again)

Desenho de novo e desço.
Digo sim!…
Empurro!
Desisto! Resisto
Hesito
Disparo. Não!
Avanço
Recuo (of this time I resign)
Volto
Fico
Vou (One day …)

Vou chegar!

Quando puder...

12/04/2008

Feira de Março



Corria o ano de 1434 quando D. Duarte, o Eloquente, a pedido de seu irmão e senhor de Aveiro, D. Pedro concedeu à vila de Aveiro o privilégio de realizar uma feira franca anual.






No dia 5 e 6 de Maio de 1434 realizou-se então no largo do Rossio a primeira edição desta feira onde houve de tudo o que era comum nesse tempo, fizeram-se trocas comerciais (livres de impostos) e a animação incluiu Malabaristas e jograis, artesãos, as ciganas videntes, as alcoviteiras que nas tabernas se dedicaram aos contratos de casamento e os célebres torneios entre guerreiros. Na ementa riquíssima constaram as mais deliciosas receitas tradicionais, tais como os chouriços e carne salgada, as petingas fritas, enguias de escabeche e mexilhão com molho além de sopa rija servida na hora, bem como javali assado e os ovos-moles para que nem a doçura faltasse.

Esta experiência foi-se repetindo ao longo dos tempos e a partir de 1497, no reinado de D. Manuel, a feira passou a ser realizada no mês de Março sendo designada por Feira de Março. Em 1887 a feira passou a decorrer entre Março e Abril, estando aberta durante um mês



Hoje em dia é um certame que já criou raízes na região e que retrata a sua riqueza económica numa união feliz com uma componente de animação e de divertimentos mecânicos cheios de magia encantando e atraindo miúdos e graúdos. É uma feira profundamente marcada pela presença de barracas de madeira, com as já tradicionais bancas de alfaias agrícolas e utensílios para o lar, ao lado de artesanato africano, mantas de trapos, louças, bijutarias ou queijos e presuntos da serra. Dentro dos pavilhões, os expositores espelham a força económica de toda a região onde as mais variadas empresas fazem-se representar expondo produtos ou fornecendo informações sobre a sua actividade. Os simbolismos gastronómicos desta feira são hoje as Farturas, o pão com chouriço acabado de sair e o Caldo-verde. Ao longo de mais de um mês de duração realizam-se inúmeros espectáculos e concertos de nomes sonantes da música e cultura de Portugal.


Esta feira anual que hoje se realiza no Parque de Feiras, AveiroExpo, em Vilar, conta então com a belíssima idade de 574 anos e estará aberta aos visitantes até ao próximo dia 27 de Abril.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios