12/04/2008

Feira de Março



Corria o ano de 1434 quando D. Duarte, o Eloquente, a pedido de seu irmão e senhor de Aveiro, D. Pedro concedeu à vila de Aveiro o privilégio de realizar uma feira franca anual.






No dia 5 e 6 de Maio de 1434 realizou-se então no largo do Rossio a primeira edição desta feira onde houve de tudo o que era comum nesse tempo, fizeram-se trocas comerciais (livres de impostos) e a animação incluiu Malabaristas e jograis, artesãos, as ciganas videntes, as alcoviteiras que nas tabernas se dedicaram aos contratos de casamento e os célebres torneios entre guerreiros. Na ementa riquíssima constaram as mais deliciosas receitas tradicionais, tais como os chouriços e carne salgada, as petingas fritas, enguias de escabeche e mexilhão com molho além de sopa rija servida na hora, bem como javali assado e os ovos-moles para que nem a doçura faltasse.

Esta experiência foi-se repetindo ao longo dos tempos e a partir de 1497, no reinado de D. Manuel, a feira passou a ser realizada no mês de Março sendo designada por Feira de Março. Em 1887 a feira passou a decorrer entre Março e Abril, estando aberta durante um mês



Hoje em dia é um certame que já criou raízes na região e que retrata a sua riqueza económica numa união feliz com uma componente de animação e de divertimentos mecânicos cheios de magia encantando e atraindo miúdos e graúdos. É uma feira profundamente marcada pela presença de barracas de madeira, com as já tradicionais bancas de alfaias agrícolas e utensílios para o lar, ao lado de artesanato africano, mantas de trapos, louças, bijutarias ou queijos e presuntos da serra. Dentro dos pavilhões, os expositores espelham a força económica de toda a região onde as mais variadas empresas fazem-se representar expondo produtos ou fornecendo informações sobre a sua actividade. Os simbolismos gastronómicos desta feira são hoje as Farturas, o pão com chouriço acabado de sair e o Caldo-verde. Ao longo de mais de um mês de duração realizam-se inúmeros espectáculos e concertos de nomes sonantes da música e cultura de Portugal.


Esta feira anual que hoje se realiza no Parque de Feiras, AveiroExpo, em Vilar, conta então com a belíssima idade de 574 anos e estará aberta aos visitantes até ao próximo dia 27 de Abril.

9 Papeis:

Anónimo disse...

Um pedacinho da nossa História. Obrigado por partilhares, amiguinha.

"Nenhum caminho é longo demais
quando um amigo nos acompanha"

Um optimo fim de semana

Abraço amigo

Mario Rodrigues

Eme disse...

e nem me mandas o conbite!!!

Anónimo disse...

"O melhor amigo é aquele que mesmo
distante, jamais te esquece.
Passei para te dizer..
Olá amigo(a)"

Um optima de semana

Abraço amigo

Mario Rodrigues

Nuno de Sousa disse...

Olá amiga Crystal,

Nto obrigada pela sua visita, uma honra e mto feliz por ver o que ali escreveste, realmente a Odele e a minha doce Flávia merecem algo mais do q simples palavras, e tudo farei para as aludar no que possa, uma das minhas promessas e as visitar um dia, são pessoas maravilhosas e q moram meu coração.

O amador é isso mesmo que dizes e é tal e qual me sinto um grande apaixonado pelo que gosto de fazer, é mesmo paixão e prazer puro :-)

Espero um dia te ver a postar as tuas foto pelo fotogenico amiga.

Em relação ao teu blog, tem uma outra cara, fizeste uma transformação que mto gostei, no resto é sempre como já conhecia, magnifico.

Uma grande bjoca amiga e um bom fds
Nuno

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Placa de Vídeo, I hope you enjoy. The address is http://placa-de-video.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

"PAI DO CÉU cuida bem
dos meus amigos"

Um optimo fim de semana

Abraço amigo

Mario Rodrigues

Ni disse...

Querida Crystal,

tens um miminho no meu "Consciências" para ti. Post "Distinções"...

Espero que esteja tudo bem contigo! Não dás grandes notícias, mas as estrelas nem sempre brilham mas estão sempre lá!

Beijinhos de saudades de ti***

Eme disse...

só daqui a 574 anos é que há novidades?

:)
bisous

Muitos cravos pa ti

Isabel Victor disse...

A Feira de Março ! :))

O ruído, as vendas, a roda gigante (era gigante quando eu era pequena ...)


nascida na freguesia de Vera Cruz, mesmo ao lado da Ria. Há muito por outras paragens ... recordo os nomes e as "estórias" dos lugares.


_________ Obrigada :))




Bj* iv

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios