07/12/2007

Uma história do caralho...

Sendo eu uma rapariguinha mais ou menos atinada, jamais me passaria pela cabeça publicar uma entrada neste blog que falasse de algo tão português como o caralho.

Mas chegou-me ás mãos uma história que me levou a levou a fazê-lo. É que o caralho é muito mais do que parece, senão vejamos:

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas (navios antigos) e de onde os vigias olhavam o horizonte em busca de sinais de terra.

O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) é onde se manifesta com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.
Também, era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infracção a bordo.
O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí vem a célebre expressão “VAI PARA O CARALHO"


O caralho, é a palavra que define toda a gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo.

Quantas vezes, ao apreciar que uma coisa é boa ou te agrada, não exclamaste:
“ISTO É BOM COM`Ó CARALHO “

e se um estrangeiro fala contigo e não percebes o que ele diz, perguntas a quem está ao teu lado:
"QUE CARALHO É QUE ESTE DISSE?"

Se te aborreces com alguém manda-lo para o caralho. Se algo te interessa pouco,
“NÃO VALE UM CARALHO”

Mas, se esse algo te interessa muito, então
“IMPORTANTE P`RA CARALHO”

Também, são comuns estas expressões:

A gaja é boa p’ra CARALHO
Esse tipo é um CARALHO
Isso é longe p’ra CARALHO
Está um frio /calor do CARALHO
Isto demora p`ra CARALHO


E não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar sem juntar um “CARALHO”

Se a forma de proceder de uma pessoa te causa admiração então dizes:
"ESTE TIPO É DO CARALHO"

Se um comerciante se sente deprimido pela situação actual do seu negócio, exclama, quase sempre assim :
“ESTAMOS A IR PARA O CARALHO".

Quando alguém se encontra com um amigo que há muito tempo não vê, saúda-o assim: ONDE CARALHO TE METESTE?

A partir deste momento poderemos dizer "CARALHO", ou mandar a alguém para o "CARALHO", com um pouco mais de cultura e autoridade académica...



Assim sendo, sabem para onde me apetece mandar-vos? Ah, não digo porque sou uma rapariguinha mais ou menos atinada, eh eh eh ...

12 Papeis:

Frederico Almada disse...

Crystal:

Independentemente do sentido de humor que impregnes neste teu post, questiono-me onde andará aquela prosa que me fascinou, onde andará a escrita que eu tanto elogiei. Sabes é que nós os mouros não apreciamos assim tanto a linguagem utilizada neste post. Será que o queres dirigir a alguém em especial e fazes deste modo?
Minha amiga este não será o caminho indicado.
Estas Crystalidades não te ficam bem.

Eric All

Eme disse...

Há dois anos alguém me explicou isto e confesso que achei uma piada. Até me disseram que a certa altura os comandantes dos navios ameaçavam os subordinados com o caralho caso não se portassem bem. Como ninguém apreciava fazer vigias dentro daquele cesto.. portavam-se bem ou iam para o caralho.

Acho óptimo mudares de ares no blog,variando de temas somos mais àvidos de surpresas. Até eu devia seguir o exemplo. Beijossss :)

Anónimo disse...

Oh Eric, a minha prosa evaporou-se, provavelmente para o mesmo sitio e pela mesma razão que se foi a tua poesia que eu tanto adoro.

Este blog é diferente, não é um mar de amor e sim, eu sabia que isto ia chocar alguns mouros mas olha, é como é, não resisto a umas coisinhas assim, esperava que o humor prevalecesse...Fazer o quê? Não estou aqui própriamente para seguir regras e para que conste, aqui também não existem recados. É tudo limpinho como o (NÃO, A TI NÃO DIGO)...


Beijinho doce para ajudar a eliminar esse amargo que te ficou.

Anónimo disse...

Pois é mesmo assim, nos blogues como na vida, nunca se consegue agradar a todos. Ainda bem que gostaste : )

Beijokas fofas,fofas,fofas

Anónimo disse...

Detesto e fico muito envergonhado quando sinto que fiz figura parola, isto � quando descuidadamente entro na �cultura pimba�. Sempre estive e estarei, enquanto c� andar, muito ligado �s coisas do mar, ao ponto de me apaixonar pelo modelismo naval, por no meio de pescadores e marinheiros ter crescido e vivido. Construo modelos de canoas, naus, gale�es, caravelas, barcas, caiques, fragatas, varinos, saveiros, rabelos, moliceiros, muletas ou vassoureiros, barcos j� extintos ou em vias de extin�o, que fazem parte do nosso patrim�nio cultural. Incontorn�vel, por isso, gostar muito destas coisas e especialmente de palavras ou frases que fizeram (outros ainda fazem) parte da era dos nossos descobrimentos.
Quando encontro algum desses termos e n�o sei decifrar, imediatamente recorro � internet ou ao dicion�rio (apaixonadamente), sem p�r em causa o conhecimento ou a cultura de quem os escreve. S� assim posso tamb�m enriquecer os meus conhecimentos. N�o recorro ao jornal �A Bola� porque este nada diz sobre a nossa cultura e tamb�m por isso n�o o leio. Basta ouvir os �p�s rapados� falarem de futebol para imediatamente sentir-me com bagagem suficiente para discutir com essas sumidades a cultura �Pimba�.
�O caralho� (ou g�vea) como bem a nossa anfitri� exp�s, nada tem de mal nem foi isso que pretendeu, percebe-se perfeitamente para quem tem o m�nimo de conhecimento da l�ngua portuguesa (ou se interessa por isso), dado que o termo est� ligado � vida dura e dif�cil da marinhagem de �Quinhentos�. Por isso n�o � delicado, educado ou culto insinuar o que a nossa anfitri� n�o pretende. Pretendeu sim elucidar o blog e ao mesmo tempo fazer compara�o com outra palavra igual. N�o previu que para alguns � tabu. Essa outra palavra tamb�m existe quer queiramos quer n�o.
Quem j� n�o ouviu falar em �vais ver navios?�, ou �p�r as barbas de molho�e outras tantas que fazem parte dessa �poca. Os galegos utilizam a palavra �caralho� quando pretendem dizer �carago�, linguajar dos �murc�es� e ningu�m se melindra por isso (mesmo em pleno canal televisivo). A nossa l�ngua, para quem n�o sabe, prov�m do Galego (Bibliografia: Shwanitz, Dietrich, Cultura � Tudo o que � preciso saber, Publica�es D. Quixote, 2004) e estes (galegos), utilizam actualmente a l�ngua castelhana. A evolu�o e desenvolvimento ao longo dos s�culos parece apenas confuso para alguns de n�s (Para alguns leitores de �A Bola� e outras analogias do g�nero � mesmo confuso). N�o nos podemos esquecer que o nosso pa�s tem mil anos de conv�vio e diverg�ncias com os nossos vizinhos. J� s�o muitos anos de estrada e muita coisa mudou entretanto. Vou perguntar ao analfabeto L. Filipe Vieira se sabe destas coisas. Se leu �A Bola� de hoje, sabe certamente.
Parab�ns S�nia pela exposi�o dos teus ensinamentos enriquecedores mas pelos vistos, algumas cabe�as s�o duras para estas coisas...

Anónimo disse...

Abel, não tenho palavras...Obrigada por vires, por estares, é um prazer saber-te aqui.

Um beijo grande

Rafeiro Perfumado disse...

Já para não dizer que os marinheiros, quando aquilo sacudia muito, eram cuspidos. Ou seriam ejaculados? ;)

Sónia disse...

Ai que bela gargalhada me arrancaste(aliás, como já vem sendo hábito...)

Bjinho

Anónimo disse...

É sempre prolífico conhecer a etimologia das palavras, todavia, o caralho é algo de que eu, com frequência, faço uso, quer em grupo, quer individualmente, várias vezes por dia (muito demoradamente, como é aliás prática no meu Alentejo), porque ao que julgo saber tem elevados benefícios no que toca à manutenção prostática.
Permita-me então comentar aqui, a possível origem da palavra CONA, que parece ter origem em 'cuna', que em latim significa buraco!!!!
Aqui me despeço com cortezia, felicíssimo, por mais este 'upgrade'.

Sónia disse...

Thar Adse Kçual, confesso que tentei ler este nome em voz alta e não consegui grandes resultados...Obrigada pelo "upgrade" aprendi muito e fiquei feliz por saber que existe quem saiba como usar(e sobretudo porque usar) algo tão pessoal...

Beijo para ti

Unknown disse...

Esta "história do caralho" é, simplesmente... do caralho! Excelente texto. Divertidíssimo!

Sónia disse...

Olá Pedro, que bom que gostaste. Obrigada por mo dizeres, beijo

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios