04/12/2007

Homofobia – Sabia que é crime?


Origem e significado

O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando a palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".

Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.

Etimologicamente, o termo mais aceitável para a ideia expressa seria "Homofilofóbico", que é medo de quem gosta do igual.

(Fonte: Wikipédia)



Existe quem diga que a homofobia não é mais do que medo a tudo o que seja considerado estranho, mas será mesmo? Será apenas isso? Tenho as minhas dúvidas.

Outro dia numa reunião de família e amigos encontrei alguém com quem estudei já há uns bons anos e que nunca mais revi. Espantada, ouvi-o dizer enquanto olhava para o filho de sete anos que preferia vê-lo morto a sabê-lo homossexual.

No meio da raiva que senti recordei o tempo em que entre dentes e entre amigos murmurávamos que (em linguagem bem baixa) ele próprio “pegava de empurrão”. Mas afinal o rapazinho até casou e até teve um filho.

E daí? - Pergunto eu - Isso quer dizer o quê?


Perspectiva jurídica (Portugal)

De acordo com o novo Código Penal em vigor desde 15 de Setembro de 2007, qualquer forma de discriminação com base em orientação sexual (seja ela sobre homossexuais, heterossexuais ou bissexuais) é crime. Da mesma forma são criminalizados grupos ou organizações que se dediquem a essa discriminação assim como as pessoas que incitem a mesma em documentos impressos ou na Internet.
Esta lei aplica-se igualmente a outras formas de discriminação como religiosa ou racial.

7 Papeis:

MH disse...

A fobia e os extremismos deviam ser crimes ou pelo menos reprimidos pelas sociedades… Devíamos viver em harmonia e equilíbrio com o espaço que nos rodeia.

Silvia Madureira disse...

Penso que cada um é livre de ser como é, não tendo qualquer culpa se ser como é, qualquer um devia ser respeitado na sua essência...

Mas...o que devia é uma história não real pois não se verifica na realidade...cada vez estamos mais longe destes parâmetros.

Se cada um mostrar a sua indiferença perante a diferença talvez o mundo seja mais aberto.

beijo

Eme disse...

Não imagino o dilema sofrido por inúmeros homens e mulheres ao descobrirem neles uma determinada orientação sexual sem que para tal tenha havido alguma influência na sua vida. Algo que nasceu neles sem explicação mas que tentam a custo mudar devido ao medo de ser vaiado pela sociedade. Mas mudar esta orientação inata é na realidade, tão fácil como mudar a cor natural dos olhos. Tentar transformar os homossexuais em heterossexuais acaba por provocar sofrimento e um resultado desastroso a nível psicológico e só serve para evitar o diálogo e a aceitação e fomentar a exclusão social. A própria família vê os seus valores abalados quando conhece a existência de um filho(a) homossexual. A vergonha leva os membros da família a controlar estreitamente as suas emoções impondo princípios demasiado rígidos e cuja regra absoluta é calar todo e qualquer assunto.

Na realidade, estes homens e mulheres, só recentemente se levantaram apesar das feridas já infligidas, e impõem a liberdade de amarem, da única maneira que conhecem. A exclusão de que são vitimas está igualmente relacionada com a ideia de que o homem foi criado como ser heterossexual e que a homossexualidade seria um desvio no plano da Criação, que muitos apelidam de “pecado” ou de “ doença”, termos defendidos por “terapeutas” homofobos que tentam a todo o custo mudar a orientação sexual pela terapia, oração ou se necessário, manter o celibato forçado excluindo qualquer forma de amor sexual. Ou seja, o mesmo que afirmar que a manifestação da sexualidade é um direito exclusivo dos heterossexuais. O Vaticano foi dos primeiros a lançar-se ao ataque alertando para a “propaganda enganosa” das chamadas “comunidades católicas gays” que punham em causa a interpretação das Sagradas Escrituras.

Creio que para estas pessoas, para o seu bem-estar e felicidade, está muito ainda em causa. Mas como sempre afirmo, acredito no ser humano, na sua evolução e na aceitação das diferenças. Infelizmente ainda há muito a percorrer.

Rafeiro Perfumado disse...

Não me considero um homofobico, nem de perto nem de longe. Cada um tem o direito de procurar a felicidade onde muito bem entender, sem pressões, discriminações ou censuras. Agora o que eu não suporto são as bichas, aqueles homens que de tanto tentarem demonstrar que são mulheres adoptam comportamentos que são ostensivamente para chocar, e que em nada se comparam à beleza e graciosidade das mulheres. A esses reservo-me o direito de ignorar...

Anónimo disse...

Um dia, uma amiga minha homossexual disse: " Eu gosto muito de ser mulher e nunca me senti mal com o meu corpo feminino."
O facto de algumas pessoas se sentirem atraídas por outras do mesmo sexo, não é causado por se sentirem mal com o que possuem. São gostos, ou necessidades...de prazer!
E aqueles homens muito machos que se gabam aos amigos de terem ido ao .. daquele panasca, não sabem que estão, eles próprios, a assumir a sua homossexualidade?
E os que vivem em ambientes de um sexo apenas, como militares e prisioneiros, que, se querem ter algum sexo tem que ser com alguem do mesmo ?

Por tudo isto, e por muito mais de certo, não se deveria falar de homo, etero ou bi sexualidade. Apenas sexualidade. E como tal compreendida e aceite.

Para finalizar, com uma nota humorística infantil. O filho de um amigo meu perguntou ao pai: "Se um homem que gosta de outros homens é "homossexual", se forem mulheres são "mulhersexuais"?"

Anónimo disse...

mh, é isso mesmo. Bucar na vida harmonia e equilíbrio. Tinha que ser um fotografo a dizê-lo ;)

Silvia

"Se cada um mostrar a sua indiferença perante a diferença"

Aqui resumes tudo! Beijinho e obrigada por vires.

M. tu sempre consegues! Os comentários ficam melhor que as postagens...

Olá rafeiro, que bom que vieste. Eu acho que essas atitudes chocam-nos a todos e realmente creio que aqui o que irrita não é a opção sexual mas o exagero comportamental, que beira o ridiculo...Acontece em quase tudo, os excessos.

Bj


Happy, eu tb o digo: " Eu gosto muito de ser mulher e nunca me senti mal com o meu corpo feminino."

E agora? Serei mulhersexual?

OPS!...biju

Manuela Peixoto disse...

infelizmente ainda há muitas pessoas homofóbicas por esse mundo fora :|

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios