27/02/2008

Amantes...






“Amantes, são os que amam.”


Mais do que uma definição, muito menos que uma citação, a frase é uma constatação da realidade. Há quem ame demais; há quem se recuse a amar; há quem não saiba o que é amar; há quem não ame; há quem não saiba manter-se no amor.”

Somos felizes porque amamos?


Deveria bastar-nos sentir, deveria ser suficiente para a felicidade de cada um de nós a capacidade de dar. Mas não é.

Amar é viver um sentimento que traz consigo a culpa e a ambiguidade da opção, porque não se quer sofrer ou magoar ninguém.

Amar traz agarrado o medo. O medo da entrega e o medo de receber. O medo de se magoar e o medo de se ter de optar. O medo de viver o que manda um sentimento particular, exclusivo, não conforme às regras. O medo de falhar. O medo de depender. O medo de perder; de encontrar o vazio, o nada, mesmo no meio de tudo.

“Aqueles que falam das alegrias do amor, por certo, nunca amaram. Amar um ser é senti-lo necessário, portanto, sentirmo-nos nós próprios numa incessante precariedade.”
(Jean Rostand)

O amor nem sempre vem da forma que idealizámos. Nem sempre encontramos no seu objecto aquilo que sonhamos, mas também muitas vezes é muito mais do que esperávamos, do que procurámos, do que fizemos. Em todos os casos, por mais difícil que seja suportar ou por mais sublime que o seja viver, amar é caminhar numa corda bamba, bem na beirinha de um desconhecido precipício pessoal...



4 Papeis:

Anónimo disse...

Nota prévia: Sou pouco dado a teorias sobre o tema ( amar/amor/amante ), mas vou tentar desalinhavar umas ideias em forma de pontos de vista:

. de vista do Prático : Todos os que se amam são amantes, mas nem todos os amantes se amam.
. de vista do Racional : Somos felizes porque somos amados.
. de vista do Narcisista : Ninguém consegue amar alguém se gostar demasiado de si próprio.
. de vista do Físico : O amor entre 2 seres não segue uma linha recta, é mais uma "sinusóide", com altos e baixos, mas com uma "resultante" constante.
. de vista do Matemático : Amar é tentar fazer um único círculo com 2 centros, sem que as suas circunferências sejam concêntricas nem secantes.
. de vista do Triste : Faz das suas tristezas o seu amor, só para ver chorar.
. de vista do Alegre : Faz do amor, alegrias que se traduzem nos seus rostos.
. de vista do Cabeça no ar : Conta uma piada durante o "acto".
. de vista do Par perfeito : Sente o que o amante vai sentir.
. de vista do Sentimentalista: Ri e chora pelos 2.
. de vista do Velho : Faz do amante uma manta.
. de vista do Jovem : Amar ? Fooogo!

Nota Final : Cada um ama como _ode.

Ni disse...

Que posso eu dizer?
Concordo desde a primeira à última palavra... E quanto mais falamos do Amor mais ele se tapa, se cobre e fecha na sua concha porque não quer que se saiba do que é feito e de onde vem...

Amar é um estado de vida!

Beijinhos cheios de carinho**

Eme disse...

À conta disto, ainda escrevo outra love story não tarda nada. Anda tudo a arrebatar com o sol, as palavras escolhidas tornam-se diferentes. Sempre me considerei amante em todos os sentidos que é precisamente o que leio aqui. Não dos amantes como pessoas em si, como os que partilham luas ou uma cama, mas dos amantes na metáfora de uma flauta, que quando toca transforma por milagre as horas em música, e a música sem dúvida ama-se.. E assim por diante sobre todas as coisas, amantes seremos, mais felizes talvez.

Beijo amado

Anónimo disse...

Explicadissimo. Mas sem explicação. Não há explicação possível para o Amor, amiguinha. Amar é Amar!

Uma linda semana

Bjinho amigo

Mario Rodrigues

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios