11/01/2008

Festa de S. Gonçalinho - Aveiro




S. Gonçalo de Amarante, um Santo português da ordem de S. Domingos era casamenteiro, folgazão e popular; talvez o mais popular, depois de Santo António e S. João.

Trazido para Aveiro pelas gentes do Norte, foi acolhido e acarinhado pelos habitantes da beira-mar que lhe devotam grande afeição (por isso é que lhe chamam “S. Gonçalinho”) e a ele dedicam uma das maiores e mais concorridas festas da cidade, conhecida também pela festa das Cavacas. O domingo mais próximo de 10 de Janeiro, dia de São Gonçalo de Amarante, é o ponto alto da festa durante a qual são lançadas cerca de dez toneladas de cavacas da cúpula da capela construída em princípios do século XVIII (ano de 1714) e classificada pelo IPPAR em 2003 como Imóvel de Interesse Público

Esta tradição de atirar os bolos secos a partir do corredor lateral que circunda a cúpula da capela em direcção à multidão que em baixo e à volta desta utiliza os mais variados utensílios para apanhar os referidos doces, que depois comem ou levam para as suas casas relaciona-se com o “pagamento” ou cumprimento das promessas por parte dos fiéis e romeiros do Santo a quem é atribuído o poder de curar doenças ósseas e também a resolução de problemas conjugais.


Outro ritual desta festa, realizado no interior da capela relaciona-se com a “entrega do ramo” aos mordomos encarregues da romaria do ano seguinte. Trata-se de um ramo de flores artificiais conservado há muitos anos, tendo por isso um alto valor simbólico.

A festa de S. Gonçalinho inclui ainda a “Dança dos Mancos”, um ritual controverso pois não é da aprovação geral e que é realizado também dentro da pequena capela.
Basicamente, a dança é ritmada sempre pelo mesmo tema, monocórdica, com figuras como se fossem deficientes motores e mentais, protagonizada por homens que se transfiguram durante a cena enquanto entoam eles próprios cantares populares.


Curiosidade: A origem das Cavacas




Diz-se que foram as gentes de Amarante que para fugirem da pobreza resolveram sair da sua terra e experimentar a sorte noutras paragens. Assim vieram rio abaixo (Tâmega, Douro, Arda, Caima e Vouga) até Aveiro e fixaram-se junto à Ria que sendo rica em aves marinhas tornava a região farta em ovos. Com as gemas e o açúcar, fizeram um doce a que chamaram “Ovos-moles”. (Quem não conhece o bom sabor dos Ovos Moles de Aveiro?) mas deitavam fora as claras. Com pena de as desperdiçarem, trataram de aproveitá-las misturando farinha e açúcar e criaram assim uns bolos a que chamaram “Cavacas”



A festa de S. Gonçalinho realiza-se em Aveiro este fim-de-semana.

8 Papeis:

Estrela do Sul disse...

Amiga, obrigado pela tua visita.
Vim, e adorei. Fazes um bem cultural, partilhando estes conhecimentos.
Voltarei para "tocar" outras "flautas" que agora não toquei.
Muito bem descrito e escrito. Adorei.

Um lindo fim de semana

Bjinho amigo

Mario Rodrigues
estreladosul.blogs.sapo.pt

Estrela do Sul disse...

Cara amiga, tinha intenções de a vistar em http://amordemarmeu.blogspot.com/, mas foi-me negada permissão. Caso me dê a honra de partilhar os seus escritos(poemas) jpoderá convidar-me para seu amigo?
rodmar49@hotmail.com
rodmar49@gmail.com
estreladosul.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

A parte dos ovos moles trouxe-me cá umas lembranças ;) Yaaa!
Deve ser uma festa catita mas preferi sempre Aveiro naquele dia quase vazio de gente junto à ria.. estava mistíco. E que saudadinhas desse menino!!

Beijosssssssss

Eme disse...

Off Topic

Talvez :)

Relutante, mas talvez...

à força de esgravatar paredes bate-se em algo duro

Beijo

* White Roses Princess* - Renata Silva disse...

Aveiro é uma cidade lindíssima e cheia de tradições =) adoro*************


*White Roses Princess*

Anónimo disse...

Olá Mário, obrigada por vires.Quanto ao outro blog apenas não te fiz o que me pediste porque mais não é do que um velho baú que guarda lembranças de tempos que não voltam...Talvez um dia destes crie um outro mar de amor, aí prometo que te convidarei para ele, combinado?

Beijinho para ti

Anónimo disse...

m., minha linda, a porta está aberta e misticismo não falta a esta terra...Faltas cá tu mais vezes até porque o menino também tem saudades tuas(para não falar da mãe, lol)

Que bom que voltaste, mesmo relutante ;)

Anónimo disse...

Olá linda, é bom rever-te por aqui.Então gostas de Aveiro? Vou procurar por ai mais umas coisinhas para aguçar a saudade.

Beijinho

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios