26/05/2008

Acreditam nisto?



“Acreditam nisto? Parece impossível... É muito grave..”

Assim começa um e-mail que recebi outro dia alertando para o caso de um médico anestesista que violou uma paciente no bloco operatório, em Aveiro.

"A todas as mulheres e maridos/companheiros que zelam por suas esposas/companheiras, que isto sirva como alerta. Estas fotos foram tiradas das imagens de uma câmara escondida numa sala de cirurgia do Hospital Dom Pedro em Aveiro. O médico anestesista alem de ser processado pelo Hospital e pela família, perdeu o CRM. Para cúmulo, neste país, está solto e a responder em liberdade.
A paciente estava com anestesia geral e por isso nada pôde fazer para se defender!”


As imagens que documentam este e-mail levam-nos a ponderar a veracidade da notícia mas segundo o Gabinete de Comunicação do Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, este é apenas mais um dos boatos cíclicos que circula na Internet. A mesma fonte adianta ainda que a anterior administração apresentou queixa na PJ contra desconhecidos, há cerca de três anos, mas não aconteceu nada e agora o boato voltou a circular e pelo que consta não é o único uma vez que a própria cita um outro com o titulo “O quarto 311” que é no mínimo ridículo:


“Durante alguns meses acreditou-se que o quarto 311, do hospital Dom Pedro em Aveiro, tinha uma maldição. Todas as sextas-feiras de manhã, os enfermeiros descobriam um paciente morto neste quarto da unidade de cuidados intensivos. Claro que os pacientes tinham sido alvo de tratamentos de risco mas, no entanto, já se não encontravam em perigo de morte.
A equipa médica, perplexa, pensou que existisse alguma contaminação bacteriológica no ar do quarto. Alertadas pelos familiares das vítimas, as autoridades conduziram um inquérito. Os utentes do 311 continuaram, no entanto, a morrer a um ritmo semanal e sempre à sexta-feira. Por fim, foi colocada uma câmara no quarto e o mistério resolveu-se: Todas as sextas-feiras de manhã, pelas 6 horas, a mulher da limpeza desligava o ventilador do doente para ligar o aspirador!!!”



(neste caso dá vontade de perguntar se a aspiração do quarto só é efectuada às sextas-feiras…)



Agora o que eu gostava mesmo de saber é o que leva as pessoas a colocarem este tipo de boatos a circular para denegrir a imagem de um hospital que luta (como todos os outros) para melhorar e dignificar os serviços prestados aos utentes. Eu já lá estive, sei que existem falhas, existem sim elementos a trabalhar ali que talvez não tenham sido talhados para lidarem com o sofrimento alheio mas também existem profissionais de uma humanidade e capacidade excepcional, existe quem se preocupa, existe quem dá tudo de si em prol dos outros. Esta pirataria ajuda quem? Os doentes? Os funcionários? Gostava, juro que gostava de conseguir compreender as pessoas…

Este é mesmo um mundo-cão!

6 Papeis:

Eme disse...

hehe.. e onde está o resto da equipa que compõe uma sala de operações? nunca antes de uma operação está um anestesista sozinho com um paciente e muito menos depois quando os doentes entram no recobro. portanto há aqui gato, isto é um fetiche entre um anestesista e a enfermeira que se julgavam sozinhos e o filme saiu onde nao devia..

enfim

Estrela do Sul disse...

Um amigo sempre
para você não ficar triste


Um lindo fim de semana

Bjinho amigo

Mario Rodrigues

Anónimo disse...

há aí uns 3 anos recebi este e-mail em jeito de graça como tendo acontecido nos EUA...

Filipa disse...

Olá Crystal!

Eu sou de Aveiro e não saiu nenhuma noticia dessas no diario de aveiro, e uma vez k é uma noticia da cidade, acho estranho isso aparecer em e-mail! não toua defender a minha cidade, claro k é triste ouvirmos isso do sitio de onde nascemos, mas claro k o hospital não tem um excelente funcionamento, mas como ele há tantos outros... Acho memso estranho é eu nao ter visto essa noticia (tao grave) num jornal nem nas noticias, e passa logo por e-mail... enfim!

obrigada pelo comentário e pelos textos fabulosos k tens!

beijo solto

Lira

sagher disse...

esta noticia auxilia quem sempre tem procurado denegrir os profissionais do sector. caso tenha acontecido, foi "um" e apenas ele o responsável. nao deve servir para genelarizar

sagher disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios